Southern African Regional Poverty Network (SARPN) SARPN thematic photo
Country analysis > Mozambique Last update: 2020-11-27  
leftnavspacer
Search





 Related documents

[previous] [table of contents] [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [next]

PARA QUE O PARPA RESULTE!

7. OUTRAS INICIATIVAS
 
TO inconformismo com o “laissez faire, laissez passer” sente-se um pouco por toda a parte, nгo apenas no Continente Africano mas tambйm por outras regiхes do mundo e entre organismos da cooperaзгo internacional. Vбrias iniciativas paralelas estгo em curso, sendo de mencionar o MAP, a Agenda 2020 ou 2025, a New Partnership USA-Africa, a Conferкncia Internacional para o Financiamento do Desenvolvimento e o NEPAD.

MO MAP, Millennium Partnership for the African Recovery Programme,Р№ mais uma declaraР·Ріo da intenР·Ріo dos paРЅses africanos em cumprir com as regras do mercado internacional num quadro democrР±tico do que um programa estratР№gico para a reconstruР·Ріo do Continente. O mР№rito do MAP Р№ ter por objectivo forР·ar os doadores a se comprometerem com um apoio duradoiro e sustentР±vel a Р‘frica33

A Agenda 2020, em alguns paРЅses 2025, Р№ da iniciativa do Programa das NaР·С…es Unidas para o Desenvolvimento e tem por objectivo operativo a construР·Ріo de consensos duradoiros ao nРЅvel nacional em matР№ria de polРЅticas de desenvolvimento, independentemente, do partido polРЅtico que se encontra no poder. A procura de uma estabilidade duradoira, tanto na Р±rea econСѓmica como na arena polРЅtica, Р№ a principal preocupaР·Ріo das Agendas para o ano 2020 ou 2025.

A ew Partnership USA-Africa estб relacionada com o facto da Administraзгo Bush, ao contrбrio da Administraзгo Clinton, colocar fortes reservas а adopзгo da chamada “jump strategy”, durante muito tempo suportada pelos neo-clбssicos desenvolvimentistas. De acordo com a estratйgia do salto em frente, face ao declнnio natural da agricultura, o investimento deve ser orientado para a industrializaзгo e nгo para a modernizaзгo da agricultura. A administraзгo Bush considera que o desenvolvimento da agricultura й indispensбvel para, entre outros, se conseguir a estabilidade necessбria aos presentes e potenciais investimentos norte-americanos no continente africano.

A Conferкncia Internacional para o Financiamento do Desenvolvimento que teve lugar em Monterrey, no Mйxico, produziu o Consenso de Monterrey, onde houve o reconhecimento oficial por parte dos Chefes de Estado e de Governo presentes, incluindo dos paнses doadores, que й necessбrio “explorar fontes inovativas de financiamento que nгo sobrecarreguem os paнses em desenvolvimento".34 Foi ainda afirmado ter-se acordado em estudar a questгo fazendo referкncia ao uso do “special drawing rights”, recentemente defendido por Soros.35

A NEPAD, New Partnership for Africa’s Development, й a mais recente iniciativa do Continente. Ao contrбrio dos PRSPs, o NEPAD toma uma posiзгo clara em relaзгo а indispensabilidade de se considerar o sector agrбrio e o desenvolvimento rural como condiзхes para a erradicaзгo da pobreza. Nгo avanзa, contudo, com uma estratйgia clara de como se poderб alcanзar esse objectivo, embora deixe antever que vб na direcзгo do modelo da industrializaзгo da agricultura com base nas grandes propriedades agrнcolas.

Footnotes:
  1. Num documento interno do MAP datado de Abril de 2001 pode ler-se, “ensuring full commitment and support by the following leaders: President of the United States, Prime Minister of United Kingdom, President of France and Prime Minister of Japan” como factor crucial para o sucesso da iniciativa.
  2. United Nations, General Assembly 2002. A/AC.257/L.13; p. 10
  3. Soros, G. 2002. On Globalization
[previous] [table of contents] [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [next]


Octoplus Information Solutions Top of page | Home | Contact SARPN | Disclaimer