Southern African Regional Poverty Network (SARPN) SARPN thematic photo
Country analysis > Mozambique Last update: 2020-11-27  
leftnavspacer
Search





 Related documents

[previous] [table of contents] [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [next]

PARA QUE O PARPA RESULTE!

3. NA ESFERA DA ECONOMIA POLРќTICA
 
A intervenР·Ріo baseada na anР±lise agregada na economia nРіo foi suficiente para gerar efeitos multiplicadores que garantissem um crescimento econСѓmico socialmente justo. Embora ainda tenha surgido quem quisesse defender que a questРіo seria resolvida na sequРєncia do crescimento econСѓmico,11 o facto Р№ que a pobreza passou a estar na ordem do dia e programas especiais tiveram de ser concebidos. Houve necessidade de desagregar a anР±lise e os paРЅses que queriam ver as suas dРЅvidas totalmente perdoadas foram condicionados Р° elaboraР·Ріo do Poverty Reduction Strategy Paper, (PRSP).12 Foi neste contexto que surgiu o PARPA em MoР·ambique.

De repente, desde John Stuart Mill, a “economia pura”, a “economia matemбtica analнtica”, num esforзo normativo sem precedentes, torna a juntar-se а economia polнtica dos iconoclastas como Marx, Veblen e Galbraith, para analisar o capital como relaзгo social. Contudo, esta ruptura teуrica mais ao menos inconsciente, mais ao menos forзada pelos resultados prбticos na aplicaзгo dos modelos neo-liberais, e talvez por causa disso mesmo, nгo estб assente nem estб a ser acompanhada por uma elaboraзгo teуrica coerente e consistente. Consequentemente hб inъmeras imperfeiзхes e mъltiplos empirismos que dificultam a actuaзгo dos governos dos paнses mais pobres do mundo.

Footnotes:
  1. O artigo de Bloom & Sachs,Geography, Demography and Economic Growth in Africa; Brookings Papers on Economic Activity 2, Р№ um claro exemplo da utopia neo-liberal ao sugerir a urbanizaР·Ріo costeira em todo o Continente, a especializaР·Ріo nos serviР·os de transportes e a negaР·Ріo da diversidade cultural africana como soluР·Ріo para o desenvolvimento em Р‘frica. David Dollar, Ajuda ao Desenvolvimento, Reformas e ReduР·Ріo da Pobreza em Р‘frica; Dom Quixote, argumentou ainda que o crescimento Р№ bom para os pobres, mas evitou referir que sСѓ por si nРіo Р№ suficiente e por essa razРіo as instituiР·С…es de Bretton Woods passaram a exigir os PRSPs.
  2. WWolfensohn, J. 2000. Heavily Indebted Poor Countries Initiative and Poverty Reduction Strategy Papers; Memorandum to Members of the IMF and WB, September 7.
[previous] [table of contents] [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [next]


Octoplus Information Solutions Top of page | Home | Contact SARPN | Disclaimer