Southern African Regional Poverty Network (SARPN) SARPN thematic photo
Country analysis > Mozambique Last update: 2020-11-27  
leftnavspacer
Search





 Related documents

[previous] [table of contents] [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [next]

PARA QUE O PARPA RESULTE!

5. ASSIM, NР“O VAI RESULTAR!
 
PorquРє nРіo vai resultar? NРіo vai resultar simplesmente porque o PARPA nРіo Р№ uma estratР№gia, mas um conjunto de acР·С…es ditadas pelo senso comum e pelo implРЅcito modelo de desenvolvimento rural do Banco Mundial, cujos custos de nova dРЅvida externa recairРіo sobre a futura geraР·Ріo. Devido aos condicionalismos acima referidos o PARPA, como muitos outros PRSPs, caracteriza-se por se basear em pressupostos errСѓneos, nomeadamente: (i) o mercado tenderР± a cobrir os custos do dinheiro, nРіo sendo necessР±ria a intervenР·Ріo do Estado; (ii) as consultas orientadas pelas metodologias dedutivas sРіo suficientes, nРіo sendo necessР±rio desenvolver o quadro teСѓrico; (iii) a elasticidade da procura nos mercados dos produtos agrР±rios Р№ perfeita; (iv) as instituiР·С…es sРіo tidas como o quadro legal aprovado nos parlamentos nacionais e o funcionamento dos ministР№rios; (v) e a legitimaР·Ріo da dРЅvida Р№ feita pela aprovaР·Ріo de um СЉnico produto, o documento do PARPA ou PRSP.

Consequentemente, nРіo hР± uma estratР№gia, hР± quando muito uma tР±ctica. Uma tР±ctica que tem como meios a descentralizaР·Ріo, a participaР·Ріo e a democracia. Tem como condiР·С…es o bom funcionamento do aparelho, a melhoria das condiР·С…es de saСЉde e do nРЅvel educacional. Tem como instrumentos uma polРЅtica macroeconСѓmica que tende para a estabilidade da moeda e uma rede de estradas melhorada. Uma tР±ctica onde as opР·С…es estratР№gicas para a maximizaР·Ріo dos rendimentos sРіo deixadas ao discricionР±rio critР№rio do mercado. Mas nРіo tem estratР№gia.

Ter uma estratР№gia Р№ imprescindРЅvel. PorquРє? Porque reduzir a pobreza nРіo Р№ um objectivo em si, mas sim um resultado. O objectivo Р№ aumentar a riqueza e distribuРЅ-la, noutras palavras, o objectivo Р№ a formaР·Ріo do capital nacional e sua distribuiР·Ріo. Para que tal aconteР·a Р№ indispensР±vel que seja formulada uma estratР№gia que identifique as forР·as sobre as quais o investimento irР± desencadear efeitos multiplicadores que permitirРіo sair-se do ciclo da pobreza.

[previous] [table of contents] [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [next]


Octoplus Information Solutions Top of page | Home | Contact SARPN | Disclaimer