Southern African Regional Poverty Network (SARPN) SARPN thematic photo
NEPAD and AU Last update: 2020-11-27  
leftnavspacer
Search





 Related documents

[precedente] [РЅndice] [1] [2] [3] [4] [5] [6] [em seguida]

EstratР№gia para a SaСЉde Programa Inicial de AcР·Ріo

 
5. FORNECIMENTO DE MEIOS РђS PESSOAS NO SENTIDO DE MELHORAREM A SUA SAРЄDE

  1. Criar um programa de formaР·Ріo sobre saСЉde pСЉblica, usando as capacidades disponРЅveis para dar meios Р°s pessoas, de forma rentР±vel, para tomarem acР·С…es no sentido de melhorarem a sua saСЉde

    Muitas pessoas em Р‘frica nРіo tРєm as capacidades e conhecimentos bР±sicos para melhorarem e protegerem a sua saСЉde e a das suas famРЅlias - nРіo tРєm formaР·Ріo para a saСЉde. HР± milhС…es de mortes por ano no continente que resultam deste facto. Ao mesmo tempo, a Р‘frica tem uma ampla capacidade de emissС…es pСЉblicas. HР±, assim, potencial para um financiamento relativamente modesto para projectos de programaР·Ріo e emissРіo a custos reduzidos. No entanto, hР± pouca perРЅcia no continente para produzir o tipo de programas que resultam; quando existe, este tipo de perРЅcia funciona em geral isoladamente.

    O objectivo deste programa Р№ criar capacidades funcionais em todas as regiС…es africanas para um serviР·o de comunicaР·С…es pСЉblicas eficaz com programas de formaР·Ріo para a saСЉde, que combinem as capacidades dos departamentos de saСЉde, meios de comunicaР·Ріo social e organizaР·С…es nРіo governamentais, com vista a fornecer os meios adequados Р° populaР·Ріo. CriarР± tambР№m materiais credРЅveis a nРЅvel local e adaptР±-los-Р± Р° situaР·Ріo do paРЅs, criarР± perРЅcia e apoiarР± na instituiР·Ріo de uma rede pan-africana de pessoas que participam em emissС…es pСЉblicas sobre saСЉde.


  2. Criar um programa que permita aos paРЅses dar um apoio mais eficaz e permitir Р°s organizaР·С…es nРіo governamentais e baseadas na comunidade darem o seu contributo СЉnico para a prevenР·Ріo e cuidados

    A Р‘frica tem uma longa histСѓria de contributos para a saСЉde das organizaР·С…es nРіo governamentais e organizaР·С…es baseadas na comunidade . No entanto, essas organizaР·С…es nРіo estРіo implementadas ou distribuРЅdas de forma suficientemente alargada no continente para atingirem o enorme potencial que possuem no sentido de melhorar a saСЉde e os cuidados de saСЉde, enquanto muitas pessoas lutam pela sobrevivРєncia. Muitos governos tРєm de reforР·ar o seu papel de gestРіo e as organizaР·С…es nРіo governamentais e as organizaР·С…es baseadas na comunidade tРєm de criar capacidades e de chegarem Р°s comunidades com carРєncias. Isto tem de ser feito de maneira a nРіo sufocar a sua independРєncia, energia ou inovaР·Ріo.

    Este programa tenta reforР·ar a capacidade dos governos em criarem um ambiente propРЅcio para o aparecimento e reforР·o de organizaР·С…es nРіo governamentais e organizaР·С…es baseadas na comunidade, criar capacidades nas ONGs e concertar esforР·os para contribuir para um sistema de saСЉde integrado. Basicamente tenta criar parcerias entre o governo e a sociedade civil com vista a uma melhor saСЉde para todos. A criaР·Ріo de capacidades incluirР± a formaР·Ріo quer na Р±rea especРЅfica de trabalho quer em competРєncias bР±sicas de gestРіo e criaР·Ріo de ONGs, incluindo a Р±rea crРЅtica de gestРіo financeira e avaliaР·Ріo de desempenho. (Estas СЉltimas sРіo essenciais para se obter financiamento contРЅnuo.) Este programa nРіo Р№ considerado um meio de financiamento directo a longo prazo das ONGs. No entanto, incluiria algum financiamento transitСѓrio para que as ONGs e OBCs de qualidade nРіo se desmoronem antes que as vantagens da parceria sejam visРЅveis, e financiamento de arranque para auxiliar ao aparecimento de organizaР·С…es populares bem necessР±rias.


[precedente] [РЅndice] [1] [2] [3] [4] [5] [6] [em seguida]


Octoplus Information Solutions Top of page | Home | Contact SARPN | Disclaimer