Southern African Regional Poverty Network (SARPN) SARPN thematic photo
NEPAD and AU Last update: 2020-11-27  
leftnavspacer
Search





 Related documents

[precedente] [РЅndice] [1] [2] [3] [4] [5] [6] [em seguida]

EstratР№gia para a SaСЉde Programa Inicial de AcР·Ріo

 
3. AUMENTAR O CONTROLO SOBRE AS DOENР—AS

Prestar um apoio activo aos programas, face Р°s principais incidРєncias de doenР·a, cuja prР±tica deve coincidir com a abordagem na estratР№gia e permitir-lhes que os mesmos sejam realizados na dimensРіo exigida e criem as capacidades necessР±rias:

A intenР·Ріo Р№ que estes programas nРіo funcionem simplesmente como programas verticais independentes, mas que a sua Рєnfase se centre em prioridades cruciais no РІmbito de uma abordagem total ao desenvolvimento de sistemas de saСЉde.

  1. 3.1.1 Melhorar a prevenР·Ріo / promoР·Ріo de programas relacionados com o VIH, em particular programas de ensino especializados destinados a grupos vulnerР±veis e programas dirigidos Р° juventude

    Presentemente, o VIH/SIDA nРіo ameaР·a apenas a saСЉde, o desenvolvimento social e econСѓmico no continente africano, mas representa tambР№m a maior das ameaР·as para o futuro do continente. Um elemento crucial na luta contra o VIH/SIDA Р№ a prevenР·Ріo de novas infecР·С…es. Actualmente, mais de 3 milhС…es de novos indivРЅduos sРіo infectados todos os anos. Muito se tem aprendido acerca do hiato entre conhecimento e alteraР·Ріo comportamental e acerca do tipo de programas exigidos para produzirem um impacto eficaz na taxa de novas infecР·С…es.

    O objectivo deste programa consiste em aumentar especificamente a capacidade dos programas para a prevenР·Ріo e promoР·Ріo efectivas nos grupos vulnerР±veis e na juventude, e em particular, aumentar a capacidade de um ensino especializado e a utilizaР·Ріo de modelos de ocupaР·Ріo apropriados. Existe um determinado nСЉmero de casos bem sucedidos no continente africano, cuja experiРєncia precisa de ser mais amplamente partilhada e cujas estratР№gias precisam de ser testadas e adaptadas para serem utilizadas num maior nСЉmero de paРЅses.


  2. Defender e apoiar a administraР·Ріo de terapias antiretrovirais acessРЅveis e o tratamento de infecР·С…es oportunistas em pessoas que vivem com o VIH/SIDA

    A EstratР№gia para a SaСЉde da NEPAD, desde o seu inРЅcio, defendeu o uso de medicamentos antiretrovirais, baseada na avaliaР·Ріo de que se trata de um componente crucial daquilo que Р№ necessР±rio para compensar o enorme impacto que a doenР·a estР± a provocar nas famРЅlias, nas comunidades, nas sociedades e nas economias. Desenvolvimentos recentes vieram possibilitar ainda mais esta situaР·Ріo, mas continua a existir um hiato entre a reorientaР·Ріo da polРЅtica emergente tendente a essa disposiР·Ріo e a operacionalizaР·Ріo efectiva dessa decisРіo. Embora existam muitos obstР±culos Р° expansРіo efectiva em Р‘frica que precisam de ser ultrapassados, o continente nРіo pode desenvolver-se, se mais de 2 milhС…es de pessoas continuarem a morrer de SIDA todos os anos - existe tambР№m um imperativo essencialmente humano com o qual nos devemos preocupar

    Este programa irР± defender a acessibilidade do preР·o dos medicamentos antiretrovirais e medicamentos destinados ao tratamento de infecР·С…es oportunistas, e o seu amplo fornecimento em todo o continente. IrР± desenvolver mecanismos para apoiar a sua utilizaР·Ріo efectiva dentro do sistema de saСЉde, um desafio a nРіo subestimar. Isto deve estar associado ao uso de mР№todos inovadores de supervisРіo e de cuidados de terapia, e Р° calendarizaР·Ріo adequada da sua introduР·Ріo. A finalidade consiste em facilitar a incorporaР·Ріo de terapias antiretrovirais nos sistemas de saСЉde, de maneira que nРіo provoque uma sobrecarga que faР·a paralisar outros elementos do serviР·o.


  3. Apoiar o aumento de serviР·os de aconselhamento e de realizaР·Ріo de testes voluntР±rios

    A introduР·Ріo de terapias antiretrovirais sСѓ pode ser eficaz se as pessoas conhecerem as condiР·С…es de saСЉde em que se encontram. Contudo, sСѓ menos de 5% dos 40 milhС…es de africanos que vivem com o VIH sabem que estРіo infectados. A impossibilidade de serem tratados com antiretrovirais pode ser um factor para estes valores baixos, mas as razС…es determinantes encontram-se no reconhecimento, por parte da comunidade, do valor da consciencializaР·Ріo, do medo e do estigma e da falta de serviР·os acessРЅveis de aconselhamento e de realizaР·Ріo de testes voluntР±rios.

    Este programa procura apoiar o aumento de serviР·os de aconselhamento e de realizaР·Ріo de testes voluntР±rios sobre o estado do VIH. Isto irР± iniciar-se consciencializando e mobilizando a comunidade e realizando grandes esforР·os para deixar de deitar oprСѓbrio para o VIH. Os locais de aconselhamento e realizaР·Ріo de testes voluntР±rios serРіo actualizados, de forma a assegurar que o serviР·o Р№ efectivo, e que o seu nСЉmero aumenta na periferia e em zonas pobres. As medidas tomadas irРіo incluir formaР·Ріo adequada de funcionР±rios nРіo especializados e de profissionais para aconselhamento, e na criaР·Ріo de um ambiente onde exista uma atitude de empatia e apoio. TambР№m irР± envolver a distribuiР·Ріo e formaР·Ріo na utilizaР·Ріo de testes rР±pidos, juntamente com uma retaguarda para assegurar a exactidРіo do diagnСѓstico.


  4. Apoiar o aumento das intervenР·С…es para a prevenР·Ріo e tratamento de infecР·С…es sexualmente transmissРЅveis (ISTs)

    Р™ sobejamente conhecido o facto de que as medidas de prevenР·Ріo do VIH/SIDA tambР№m sРіo eficazes na prevenР·Ріo de infecР·С…es sexualmente transmissРЅveis (ISTs). Contudo, o que nРіo se reconhece tРіo bem Р№ o risco consideravelmente maior de transmissРіo do VIH, em particular nas mulheres, na presenР·a de uma IST e nas lacunas na disponibilizaР·Ріo de cuidados eficazes e acessРЅveis para as ISTs. SРіo, por conseguinte, nРіo apenas os riscos para a saСЉde derivados das ISTs mas tambР№m o aumento drР±stico do risco do VIH que fazem deste serviР·o um serviР·o a precisar de ser ampliado.

    A finalidade deste programa consiste em apoiar o aumento de intervenР·С…es para a prevenР·Ріo e tratamento das ISTs. Quer o sector pСЉblico quer o privado tРєm demonstrado debilidades na moderna gestРіo clРЅnica e na utilizaР·Ріo de medicamentos adequados. O programa irР± ampliar o uso de prР±ticas comprovadas e de cuidados sindrСѓmicos, conjugados com uma resposta de cuidados de saСЉde prestada por profissionais de saСЉde. Neste ponto, a aprendizagem pode ser alargada a outros serviР·os que precisem de uma percepР·Ріo clРЅnica e de cuidados melhorados e, por conseguinte, apoiem o reforР·o do sistema de saСЉde.


  1. Apoiar a implementaР·Ріo de iniciativas que aumentem o acesso e melhorem a qualidade dos serviР·os de tratamentos directamente observados (DOTS) de TB, tais como DOTS baseados na comunidade, actividades de colaboraР·Ріo Tuberculose/VIH/Sida e parcerias pСЉblicas-privadas

    A tuberculose tem hР± muito tempo uma grande incidРєncia em Р‘frica, mas tem piorado drasticamente como consequРєncia da epidemia do VIH/SIDA. Mais de meio milhРіo de pessoas morrem anualmente de tuberculose. Um diagnСѓstico nРіo atempado e um tratamento incompleto vРєm juntar-se nРіo sСѓ ao risco individual como ao risco comunitР±rio e ao aparecimento de estirpes de tuberculose resistentes a medicamentos. Р™, assim, urgente garantir que os pacientes de tuberculose sejam diagnosticados atempadamente e possam, de seguida, iniciar e concluir uma terapia. A estratР№gia de tratamentos directamente observados de curta duraР·Ріo (DOTS) provou ser uma forma eficaz de o conseguir. Todavia, apenas 44% da populaР·Ріo tem acesso a esses cuidados e ainda menos sРіo tratados com Рєxito.

    A intenР·Ріo deste programa Р№ reforР·ar o acesso e a qualidade dos serviР·os DOTS. O programa vai abordar cada um dos passos do processo para garantir que o sistema funcione bem. Os DOTS exigem uma parceria entre o paciente, o serviР·o de saСЉde e um supervisor do tratamento na comunidade, na escola e no trabalho, o que se interliga com a meta mais vasta de aumentar a participaР·Ріo da comunidade na saСЉde. O elo que se estabelece entre estes supervisores e o paciente e a partilha de uma responsabilidade mСЉtua Р№ o que reforР·a a aceitaР·Ріo do tratamento.

    Uma vez que mais de metade dos novos casos de tuberculose em muitos paРЅses sucedem em doentes de VIH, o programa abordarР± a necessidade urgente de concentrar recursos, experiРєncias e serviР·os dos dois programas e integrР±-los no sistema de saСЉde prСѓximo do cliente.


  2. Desenvolver estratР№gias regionais para mobilizar os recursos humanos e financeiros para as actividades de controlo da tuberculose, e para garantir um abastecimento ininterrupto de medicamentos anti-tuberculose de qualidade e acessРЅveis em todos os paРЅses

    A responsabilidade dos cuidados em curso de pacientes de tuberculose deverР± caber e caberР± aos colaboradores clРЅnicos polivalentes. No entanto, para realizarem devidamente esta tarefa necessitam de apoio qualificado de um perito nomeado e formado no local, a nРЅvel distrital, e de um abastecimento ininterrupto de medicamentos contra a tuberculose de boa qualidade. Os problemas em ambas as Р±reas tРєm levantado obstР±culos Р°s actividades de controlo da tuberculose.

    A garantia da disponibilidade de medicamentos a nРЅvel perifР№rico e a criaР·Ріo de capacidades entre o pessoal prСѓximo do cliente, em conjunto com o reforР·o do comportamento preventivo e a procura de tratamento atempado, sРіo o enfoque deste programa. TРєm de criar-se novos modelos para o conseguir e proceder-se a uma adaptaР·Ріo Р°s circunstРІncias locais, o que, por seu lado, irР± moldar o reforР·o de outros programas de controlo de doenР·as contagiosas e cuidados crСѓnicos nos distritos.



Promover mecanismos de financiamento, aquisiР·Ріo e distribuiР·Ріo de intervenР·С…es de controlo de malР±ria efectivas, tais como o uso de derivados de artemisinina, mosquiteiros tratados com insecticidas e insecticidas, por forma a atingirem populaР·С…es vulnerР±veis

Entre as causas principais do ressurgimento da malР±ria em Р‘frica estР± a falta de protecР·Ріo pessoal eficaz face Р° maior prevalРєncia de transmissores de doenР·as e o uso de medicamentos que jР± nРіo sРіo eficazes, uma vez que a resistРєncia aos mesmos aumentou. Os mosquiteiros tratados com insecticidas e o uso prudente de insecticidas (que sРіo tambР№m vantajosos para a prevenР·Ріo de filariose linfР±tica) e a adiР·Ріo de derivados de artemisinina Р°s listas de medicamentos essenciais sРіo intervenР·С…es de comprovada eficР±cia. No entanto, menos de 2% das pessoas em risco usufruem de prevenР·Ріo e menos de 27% de cuidados efectivos.

Este programa visa mobilizar o sistema de saСЉde, as comunidades e o sector privado local para trabalharem em conjunto, no sentido de garantirem que estes serviР·os chegam Р°s populaР·С…es vulnerР±veis. Vai apoiar abordagens inovadoras para superar uma sР№rie de factores que tРєm impedido o potencial dos mosquiteiros, incluindo o seu elevado custo, a distribuiР·Ріo eficaz e, em especial, o seu re?tratamento. A mobilizaР·Ріo social tem um contributo importante, que sistemas podem ser aplicados simultaneamente a outras doenР·as importantes. O programa tentarР± tambР№m incluir a artemisinina nas listas de medicamentos essenciais, aumentar o seu uso e reduzir o seu preР·o. A sua distribuiР·Ріo tem de estar interligada ao vasto programa de melhoria da cadeia de abastecimento de medicamentos.



  1. Incluir a implementaР·Ріo de GestРіo Integrada das DoenР·as da InfРІncia (IMCI) em todos os planos de saСЉde distritais.

    HР± muito a fazer para atingir a Meta de Desenvolvimento do MilР№nio de reduР·Ріo de 2/3 na mortalidade de crianР·as com menos de cinco anos em 2015. 161 crianР·as em cada 1000 que nascem em Р‘frica nРіo atingem os cinco anos de idade. Embora a GestРіo Integrada das DoenР·as da InfРІncia se tenha mostrado eficaz como intervenР·Ріo-chave e tenham sido conseguidos avanР·os considerР±veis na sua implementaР·Ріo, continua a haver uma necessidade urgente do seu reforР·o e aumento. Os paРЅses tРєm de continuar a expansРіo para lР± dos locais-piloto e, de seguida, avanР·arem para as fases de aceleraР·Ріo e atingirem todos os distritos do paРЅs.

    Este programa vai centrar-se nas limitaР·С…es que impedem a implementaР·Ріo, em especial a nРЅvel distrital. ImplicarР± o reforР·o do planeamento da GestРіo Integrada das DoenР·as da InfРІncia e participaР·Ріo da comunidade e das famРЅlias a nРЅvel distrital. Por seu lado, isto funcionarР± como um ponto de partida e um catalisador para reforР·ar ambas estas caracterРЅsticas no sistema de saСЉde, bem como a competРєncia clРЅnica do pessoal e a sua compreensРіo da prР±tica baseada na comunidade e acР·С…es eficazes de promoР·Ріo da saСЉde. A qualidade dos cuidados de reforР·o da componente de GestРіo Integrada das DoenР·as da InfРІncia a nРЅvel de encaminhamento tambР№m apoiarР± a meta de reforР·o dos hospitais distritais. Para continuar a apoiar o programa, as directrizes da GestРіo Integrada das DoenР·as da InfРІncia serРіo simplificadas e as orientaР·С…es e meios adaptados Р°s especificidades do paРЅs. SerР± reforР·ada a capacidade nacional de apoio ao programa.


  2. Defender e apoiar a inclusРіo da GestРіo Integrada das DoenР·as da InfРІncia na formaР·Ріo prР№via Р° entrada no serviР·o dos colaboradores da Р±rea da saСЉde no sentido de conseguir uma capacidade sustentР±vel.

    Foi levantada a questРіo da capacidade dos programas educativos das escolas mР№dicas, de enfermagem e paramР№dicas do continente no sentido de garantirem que a formaР·Ріo destes profissionais estР± de acordo com os mais recentes desenvolvimentos na prevenР·Ріo e tratamento dos maiores focos de doenР·a. O nСЉmero limitado de colaboradores na Р±rea da saСЉde, que geralmente tРєm responsabilidades em vР±rias Р±reas, dificulta a sua actualizaР·Ріo em todas elas. Mas apenas se os nossos educadores se actualizarem constantemente, os graduados melhorarРіo tambР№m.

    Uma vez que Р№ imperativo que os colaboradores da Р±rea da saСЉde recentemente formados apresentem conhecimentos prР±ticos actualizados, este programa alargarР± a iniciativa Р° transmissРіo de conhecimentos aos educadores e apoio Р°s instituiР·С…es de formaР·Ріo em todo o continente sobre GestРіo Integrada das DoenР·as da InfРІncia. O programa actuarР± como alavanca para criar mecanismos que garantam a importРІncia e exactidРіo actual da educaР·Ріo no espectro da incidРєncia de doenР·as em Р‘frica, e encorajarР± os professores a reconhecerem a necessidade da sua prСѓpria formaР·Ріo acadР№mica contРЅnua. Mostrar-lhes-Р± formas de atingir isto, incluindo atravР№s do uso de tecnologias de informaР·Ріo.


  1. Defesa e apoio da erradicaР·Ріo da tripanossomРЅase, atravР№s do restabelecimento da detecР·Ріo e tratamento de casos, melhor vigilРІncia e controlo adequado dos transmissores de doenР·as.

    Houve um ressurgimento da tripanossomРЅase (doenР·a do sono) humana na Р‘frica subsariana e da mosca tsР№-tsР№ que a transmite. HР± 250 focos em 36 paРЅses subsarianos afectados pela doenР·a, de que sРіo portadores meio milhРіo de pessoas, e que Р№ fatal em 100% dos casos se nРіo for tratada. NРіo hР± qualquer razРіo por que a incidРєncia de tripanossomРЅase nРіo possa ser erradicada de Р‘frica se forem feitos esforР·os concertados e graduais.

    Este programa visa implementar a Campanha Pan-africana de ErradicaР·Ріo da TripanossomРЅase e da Mosca TsР№-tsР№ (PATTEC), que foi lanР·ada, mas ainda nРіo implementada por falta de recursos. O programa visa intensificar a consciencializaР·Ріo e mobilizaР·Ріo social, criar um controlo adequado dos transmissores de doenР·as, aumentar a detecР·Ріo de casos e o seu tratamento e implementar um sistema de controlo reforР·ado. As acР·С…es usadas no programa, incluindo a mobilizaР·Ріo social, supervisРіo e avaliaР·Ріo dos colaboradores e programas de saСЉde comunitР±ria, serРіo usadas como ponto de partida para o reforР·o dos sistemas da saСЉde que estРіo ao serviР·o dos 60 milhС…es de pessoas em risco e que se encontram entre as mais pobres do continente.


  2. Promover e apoiar o controlo da esquistossomose e parasitas transmitidos atravР№s dos solos, para melhorar o desempenho escolar e a produtividade dos adultos.

    A esquistossomose e os parasitas transmitidos atravР№s dos solos constituem um problema de saСЉde pСЉblica subestimado no continente, que afecta o desenvolvimento econСѓmico e, em especial, a aprendizagem escolar. A Р‘frica Р№ responsР±vel por 85% da incidРєncia global de esquistossomose e parasitas transmitidos atravР№s dos solos. As acР·С…es para controlar estas doenР·as foram esporР±dicas e nРіo tiveram muito Рєxito, ao mesmo tempo que o elevado custo dos medicamentos levou ao abandono de muitos programas.

    O objectivo deste programa Р№ converter actividades isoladas em actividades de controlo nacional eficazes nos cerca de 20 paРЅses altamente endР№micos, que necessitam de ajuda urgente. Este programa caracteriza-se pela administraР·Ріo de medicamentos contra os parasitas transmitidos atravР№s dos solos de seis em seis meses Р°s crianР·as em idade escolar, formaР·Ріo para a saСЉde Р° comunidade e recomendaР·С…es acerca da doenР·a. Este programa tentarР± especialmente integrar?se com outros serviР·os de saСЉde escolares e tornar-se um motor para o seu reforР·o e desenvolvimento. FarР± tambР№m aumentar o sentido de responsabilidade da comunidade pela sua saСЉde e acР·С…es baseadas na comunidade para a melhorar.


  3. Defender e apoiar a erradicaР·Ріo da filariose linfР±tica como meio da reduР·Ріo da pobreza

    Mais de 43 milhС…es de pessoas na Р‘frica subsariana sofrem de filariose linfР±tica (elefantРЅase). Os paРЅses estРіo empenhados em resolver este problema debilitante e ressurgente, mas nРіo tiveram os recursos para o fazer.

    Este programa apoiarР± a mobilizaР·Ріo social para a doenР·a e tentarР± atenuar o estigma que a rodeia. IncluirР± o uso adequado de um regime de profilaxia medicamentosa, a administraР·Ріo de um tratamento eficaz, o encorajamento e a prestaР·Ріo de cuidados atempados. O programa servirР± de base para o reforР·o das estruturas comunitР±rias no combate Р° doenР·a, atravР№s da mobilizaР·Ріo social e tratamento maciР·o e, em especial, atenuando o estigma associado Р° doenР·a. ApoiarР± a criaР·Ріo de "comunidades de cuidados" e uma ligaР·Ріo ao programa para tornar os medicamentos acessРЅveis e prestar uma cobertura mР±xima.


  1. Permitir que os paРЅses criem respostas abrangentes para a incidРєncia crescente de doenР·as crСѓnicas associadas ao estilo de vida, p.ex. doenР·as cardiovasculares (DCVs), cancro do pulmРіo e diabetes, atravР№s da promoР·Ріo de uma alimentaР·Ріo e actividade fРЅsica adequadas e da reduР·Ріo do consumo de tabaco, Р±lcool e outras substРІncias.

    As doenР·as crСѓnicas de estilo de vida estРіo a aumentar a um ritmo alarmante no continente e a surgir com uma grande causa de doenР·as. Os derrames cerebrais, insuficiРєncia renal, insuficiРєncia cardРЅaca e cegueira encontram-se entre as muitas complicaР·С…es com custos elevados, resultantes das alteraР·С…es negativas no estilo de vida, enquanto que o carcinoma nРіo detectado do cР№rvix e a diabetes mal tratada sРіo outros exemplos que contribuem substancialmente para a mortalidade. Em face dos principais focos de doenР·as contagiosas, nem sempre foi dada a atenР·Ріo necessР±ria a esta ameaР·a crescente, nem efectuado o reforР·o do sistema de saСЉde necessР±rio para lhe dar resposta.

    A resposta principal a dar Р°s doenР·as nРіo contagiosas Р№ criar um sistema de saСЉde que seja eficaz quer na promoР·Ріo da saСЉde quer nos cuidados de saСЉde e, no seu РІmbito, desenvolver a prevenР·Ріo de doenР·as nРіo contagiosas e um programa de controlo abrangente e integrado. O programa vai centrar-se no reforР·o da capacidade para evitar mortes desnecessР±rias resultantes do consumo de tabaco, Р±lcool, inactividade fРЅsica, mР± alimentaР·Ріo, tensРіo arterial elevada e colesterol. IncentivarР± os governos a estarem bem equipados tР№cnica e institucionalmente para reduzirem a exposiР·Ріo aos maiores factores de risco de doenР·as nРіo contagiosas e promoverem padrС…es de cuidados de saСЉde. Em especial, este programa criarР± equipas capazes de darem apoio aos programas nos paРЅses e criarem Р±reas que se tornarРіo locais-modelo de prevenР·Ріo e cuidados de saСЉde eficazes, e que podem depois ser expandidas. O enfoque serР± dado ao desenvolvimento e uso de mР№todos e tР№cnicas de promoР·Ріo de estilos de vida eficazes e inovadores que permitam a aderРєncia ao tratamento.


  2. Melhorar a gestРіo da epilepsia a nРЅvel de cuidados de saСЉde primР±rios e contribuir para a reduР·Ріo do falta de tratamento das pessoas que padecem de epilepsia.

    A maioria dos 10 milhС…es de pessoas epilР№pticas em Р‘frica podiam ter prevenido esta situaР·Ріo, e 8 milhС…es nРіo estРіo a ser tratadas com os modernos medicamentos contra a epilepsia, embora isso custe apenas 5 dСѓlares por pessoa anualmente. A melhoria de gestРіo nРіo Р№ sСѓ uma questРіo de dinheiro para medicamentos. A campanha global contra a epilepsia visou dar a conhecer esta doenР·a estigmatizada e foi apoiada pela DeclaraР·Ріo Africana sobre a Epilepsia. Foram dados passos importantes por alguns paРЅses para implementar as recomendaР·С…es destes programas, mas hР± ainda muito a fazer.

    O enfoque principal deste programa Р№ melhorar a gestРіo da epilepsia a nРЅvel dos cuidados de saСЉde primР±rios e reduzir a falta de tratamento das pessoas que padecem de epilepsia. Para tal serР± necessР±rio que os colaboradores de cuidados de saСЉde primР±rios polivalentes adquiram conhecimentos de gestРіo de casos de epilepsia e que garantam o abastecimento de medicamentos adequados. TambР№m servirР± de ponto de partida para tratar os problemas de saСЉde mental no continente, incluindo o estigma a eles associado, e aumentar a consciencializaР·Ріo da comunidade sobre estes e outros problemas semelhantes.

    O programa apoiarР± tambР№m a criaР·Ріo de organizaР·С…es nacionais para a epilepsia, possivelmente como representaР·С…es locais da organizaР·Ріo internacional. Isto servirР± de exemplo para a criaР·Ріo eficaz de outras organizaР·С…es nacionais contra outras doenР·as, que beneficiariam da aproximaР·Ріo dos pacientes que delas padecem e daqueles que as tratam, p.ex. diabetes, derrame cerebral, depressРіo. Isto darР± ao governo experiРєncia sobre como criar um ambiente propРЅcio para e apoiar o surgimento dessas organizaР·С…es.

[precedente] [РЅndice] [1] [2] [3] [4] [5] [6] [em seguida]


Octoplus Information Solutions Top of page | Home | Contact SARPN | Disclaimer